sexta-feira, 11 de maio de 2012 By: 3º Seminário de Políticas Públicas Florestais

MARCELO SCHMID

Advogado, Engenheiro Florestal, mestre em Economia e Política Florestal pela UFPR, com pesquisa relacionada à aplicação do conceito Reduced Emissions from Deforestation and  Forest Degradation- REDD, geração de créditos de carbono pelo desmatamento evitado em florestas brasileiras.
Atua desde 2000 como consultor na área ambiental, coordenando projetos voltados à área de mercado de carbono, certificação florestal e projetos de sustentabilidade corporativa para empresas em diversos Estados brasileiros. Possui experiência internacional na condução de projetos e participação em fóruns técnicos de discussão em organismos internacionais como a International Tropical Timber Organization – ITTO, Food and Agriculture Organization – FAO, Climate Investment Funds – CIF Partnership Forum e Stakeholder Forum (UNED UK).
É sócio diretor no Grupo Index Ambiental, Grupo de empresas voltadas à gestão de aspectos ambientais e florestais, que possui mais de 42 anos de experiência no mercado. É membro do grupo permanente de especialistas da United Nations Framework Convention on Climate Change - UNFCCC (ONU) para avaliação de novas metodologias de projetos de MDL e único brasileiro especialista do Verified Carbon Standard – VCS.
É coordenador da câmara técnica de Política no âmbito do Fórum Estadual de Mudanças Climáticas, junto à Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMA-PR, auditor especialista em manejo florestal pelo INMETRO, membro da Comissão de Direito Ambiental da OAB-PR e professor da Associação dos Advogados de São Paulo – AASP, da Escola Superior de Advocacia - ESA da OAB-PR e dos cursos de MBA em Gestão Ambiental e Pós-graduação em Direito Ambiental da Universidade Federal do Paraná – UFPR.

0 comentários:

Postar um comentário